sábado, 10 de abril de 2010

Concurso CFO PMBA 2010: Eliminação e Suplência

Continuando nossa sequência de posts sobre o Concurso para o Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar da Bahia (PMBA), trataremos hoje de duas questões importantes para os concursandos, a eliminação, ou o que pode levar o candidato a ser eliminado do certame, e a suplência, ou as regras que tratam daqueles candidatos habilitados mas que estão foram dos convocados na primeira lista de convocação. Vamos lá…

A Eliminação

Por que é importante tratarmos da eliminação? Porque muitas vezes o candidato tem melhor desempenho em parte das disciplinas, enquanto em outras tende a ser pior – tanto por afinidade pessoal quanto por prioridades no estudo. Já vi casos em que um candidato fez a pontuação suficiente nas disciplinas que dominava, e acabou zerando apenas uma prova, o que o fez ser eliminado.

Na prova de Redação isso é freqüente, de modo que é de suma importância atentar para os critérios que o Edital estabelece para atribuir a nota zero à redação:

Será atribuída nota zero à Redação que contenha as seguintes restrições:

a) afastar-se do tema proposto;

b) escrita a lápis;

c) apresentada em texto sob a forma de verso;

d) assinada fora do campo obrigatório;

e) escrita de forma ilegível ou indecifrável;

f) pré-fabricada (recortada ou comum a qualquer tema, nariz de cera).


Como se verá abaixo, para ser eliminado no Concurso do CFOPM 2010, basta tirar nota igual ou inferior na prova de Redação, certamente a mais importante do concurso. Vejam todos os motivos de eliminação:

Será eliminado do Concurso de Admissão ao Curso de Formação de Oficiais da Polícia Militar/2010 o candidato que:

a) faltar a qualquer dia de prova;

b) tirar zero em qualquer uma das provas;

c) obtiver pontuação igual ou inferior a três pontos na Prova de Redação;

d) adotar qualquer procedimento fraudulento durante a realização do Concurso;

e) for surpreendido em comunicação com outras pessoas ou utilizando-se de livros, anotações, códigos, manuais, notas ou impressos de qualquer natureza, máquina calculadora ou similar;

f) estiver fazendo uso de qualquer tipo de aparelho eletrônico ou de comunicação (BIP, telefone celular, relógios digitais, walkman, agenda eletrônica, notebook, palmtop, receptor, gravador ou outros equipamentos similares), bem como protetores auriculares;

g) obtiver rendimento inferior a 1 desvio-padrão abaixo da média aritmética dos totais de pontos obtidos pelos concorrentes.


A Suplência

A suplência é o procedimento adotado por vários concursos no Brasil, prevendo a possibilidade de eliminação nas etapas posteriores à prova escrita (perda no psicoteste, desistência, perda no teste físico etc). No Concurso do CFOPM 2010, temos 108 vagas para candidatos masculinos, e 32 vagas para suplentes. Já as candidatas femininas, que têm 12 vagas, terão 04 vagas para suplência:

Serão habilitados na 1ª Etapa do Concurso ao CFOPM/2010:

a) os 108 (cento e oito) candidatos primeiros colocados do sexo masculino e os 12 (doze) primeiros candidatos do sexo feminino;

b) os candidatos do sexo masculino que ficarem da 109ª até a 140ª colocação e os candidatos do sexo feminino que ficarem da 13ª até a 16ª colocação, serão todos habilitados na condição de SUPLENTES.


s candidatos do sexo masculino que ficarem em posição superior a 140ª colocação e os candidatos do sexo feminino que ficarem em posição superior a 16ª colocação serão automaticamente ELIMINADOS do concurso.

Geralmente, pelos motivos já expostos acima, muitos, ou todos os suplentes são chamados. Naturalmente, você deve estudar para estar na primeira lista de convocados, mas a suplência não é recusável…

Blog Abordagem Policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário