sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Edital Concurso Sargento PMBA – CFSgt 2010


A Polícia Militar da Bahia (PMBA), conforme anunciamos a poucos dias atrás, acaba de lançar o Edital para o próximo Concurso para o Curso de Formação de Sargentos 2010. Ao todo, serão disponibilizadas 250 vagas, sendo 220 para a Polícia Militar e 30 para o Bombeiro Militar – 50 vagas a mais do que as 200 que se esperava. Para se inscrever, o candidato deve ser Cabo ou Soldado da PMBA ou BMBA, e apresentar os seguintes documentos:

a) Formulário de Inscrição da PMBA (Anexo II, Portaria n.º 040-CG/08, publicado BGO n.º 198, 28/10/2008);

b) Original e cópia da carteira de identidade funcional;

c) Original e cópia de diploma de conclusão do Ensino Médio (antigo 2º grau), emitido por instituição de ensino reconhecida pelo Ministério de Educação;

d) Curriculum Vitae simplificado, com o histórico profissional resumido.


A boa notícia é que a PMBA realizará também a convocação de soldados e cabos para o Curso Especial de Sargentos, medida que visa convocar policiais já antigos, que não precisarão concorrer às 250 vagas do processo seletivo. Vejam a postagem no Blog da PMBA:

Prezados Soldados,

Atendendo aos anseios da tropa, no que toca ao implemento das medidas necessárias à seleção de candidatos para o Curso de Formação de Sargentos – CFSgt/2010 e para o Curso Especial de Formação de Sargentos (3ª. Turma) – CEFS/2009.3, é que informamos a todos os interessados que serão publicados, simultaneamente, o Edital de Abertura de Inscrições para o processo seletivo interno para ingresso no CFSgt/2010 e a Nota de Convocação dos Soldados mais antigos, componentes da terceira e última turma do CEFS/2009, conforme disposto no Edital n.º DE-001/09, publicado no BGO n.º 064, de 07/04/2009.

Nilton Régis Mascarenhas – Cel PM

Comandante Geral

Em virtude da data marcada para a matrícula no curso, 18 de abril de 2011, os soldados da turma de 2008 poderão concorrer às vagas do concurso. Já as inscrições, estão marcadas para o período de 4 a 19 de outubro de 2010. As provas, 28 de novembro de 2010.

Vale ressaltar que as inscrições poderão ser realizadas nos Comandos de Policiamento Regional, para os policiais do interior, e no Departamento de Ensino, para os PM’s e BM’s da capital. A regionalização também vale para os cursos, que ocorrerão no Centro de Formação e Aperfeiçoamento de Praças (Salvador) e nos Batalhões Escola de Feira de Santana, Vitória da Conquista, Juazeiro e Ilhéus.

Além da Prova de Conhecimento, haverá Teste de Aptidão Física e Exames Médicos para ingresso no Curso. Abaixo, o conteúdo programático da prova, que contará também com a prova de Redação:

Língua Portuguesa …………………………….. 10

Conhecimentos Gerais ………………………… 20

Direito Constitucional …………………………. 10

Direitos Humanos ………………………………. 05

Direito Administrativo …………………………. 15

Direito Penal ……………………………………. 10

As Fichas de Inscrição serão disponibilizadas pelas seções de pessoal de cada Organização Policial Militar. Como disse anteriormente, é importante que todos os soldados e cabos se dediquem à ascenção na carreira, que oxigêna os ânimos e abre novos horizontes profissionais. Em breve, traremos novas informações. Boa sorte a todos!

Clique aqui e baixe o Edital

Abordagem Policial Blog

Um comentário:

  1. eu saldado Edson Nacimento quero saber o local da prova que ñ estou consego encontra.

    ResponderExcluir