quinta-feira, 6 de maio de 2010


O Ministério da Justiça, através da Secretaria Nacional de Segurança Pública, a SENASP, no âmbito do PRONASCI, irá abrir nesta sexta-feira, 07 de maio, a partir da meia-noite, 200 mil vagas para a realização dos cursos de Ensino a Distância (EAD), que já se encontra em seu 19º ciclo, contemplando policiais civis, militares, peritos, bombeiros, agentes penitenciários e guardas municipais.


Desta vez, as inscrições serão divididas em duas etapas, onde na primeira delas os profissionais de segurança pública só poderão se inscrever em apenas um curso:

“A partir desse ciclo 19, as inscrições ocorrerão em duas etapas. Na primeira, do dia 7 a 9/05, o aluno só pode se inscrever em um curso. Entre os dias 10 e 11/05, caso o limite de 200 mil vagas não seja atingido o aluno já cadastrado e que não tenha evadido no ciclo anterior poderá solicitar inscrição em mais um curso, até o limite previsto de 200 mil inscrições.”

Bolsa Formação

É importante frisar que os cursos a distância são pré-requisitos para que os policiais percebam o benefício social Bolsa Formação:

Os profissionais que recebem salário inferior a R$ 1,7 mil poderão, ainda, aderir ao projeto Bolsa Formação, do Pronasci. Com foco na qualificação e valorização profissional, o projeto garante um incentivo mensal de R$ 400 a quem participa dos cursos na área de segurança pública – em muitos estados, o adicional representa até um terço do salário dos policiais. Atualmente, 170 mil profissionais recebem o benefício em 25 estados.

Além disso, sabemos que o Governo Federal está na iminência de implementar o Bolsa Copa e a Bolsa Olímpica, de modo que os cursos podem também servir de requisito para a percepção dessas complementações salariais.

Provas Presenciais

Outra novidade neste ciclo é que o Ministério da Justiça sorteará 10% dos realizadores dos cursos para realizar provas presenciais, provavelmente objetivando eliminar a prática onde alguns policiais estavam “terceirizando” a realização dos cursos, apenas para abocanhar o benefício financeiro.

Não esqueçam: a partir da meia-noite de hoje, as inscrições estarão abertas. Não deixe de fazer sua inscrição, pois, como vem acontecendo, a procura pelos cursos é muito intensa.

Blog Abordagem Policial.

Nenhum comentário:

Postar um comentário