quinta-feira, 6 de maio de 2010

Comando libera PMs do Distrito Federal para 'bico' nas horas vagas

Fonte: O Globo


BRASÍLIA - O comando da Polícia Militar do Distrito Federal liberou nesta quarta-feira, a tropa para trabalhar em atividades remuneradas nas horas vagas. A rotina dos policiais é de 12 horas de trabalho, por 36 que deveriam ser para o descanso, mas o comando admitiu em nota oficial que muitos policiais fazem 'bicos' como segurança clandestina e até no transporte pirata.

O problema se arrastou nos últimos anos sem solução. Agora o comando publicou portaria que permite outro trabalho em empresas privadas de qualquer área, inclusive segurança, desde que o segundo emprego não comprometa a escala de trabalho na corporação.

A PM diz que funcionários públicos de vários órgãos dedicam o tempo livre a outras atividades. Para o comandante, é hipocrisia não reconhecer a realidade.

- O que nós estamos dizendo é que o policial militar eventualmente pode exercer outra profissão desde que haja compatibilidade de horários, mas profissões que estejam sobre a ótica da ética da Polícia Militar e que seja necessária a sua intervenção - afirmou o comandante geral da PM, Ricardo da Fonseca Martins.

Os policiais militares do DF são os mais bem pagos do país, com salário inicial de R$ 4.100. Os que querem aumentar o contracheque na própria policia, ganham R$ 200 a mais a cada dez horas extras.

O especialista em segurança pública, Roberto Aguiar, alerta que os policiais vão ficar mais cansados.

- Eles não vão ter tempo de ser treinados, então, a qualidade do serviço tende a cair. A portaria tem uma série de problemas que pode prejudicar a PM. O primeiro grande problema é criarmos uma indústria da segurança. Eu tenho medo da particularização, da privatização da segurança - avalia.

Postado por Capitão Assumção Deputado Federal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário