quinta-feira, 29 de setembro de 2011

ESCLARECIMENTO DA PROMOÇÃO DE CABO - PMBA

Com o objetivo de melhor esclarecer e informar alguns pontos fixados na promoção de CABO PM fornecemos os seguintes esclarecimentos:

A Portaria do Comando Geral de nº008-CG/02 publicado no BGO nº 075 de 19 de abril de 2002, prevê que:

Art. 1° - Assegurar ao Policial Militar que se encontra na graduação de Soldado há no mínimo 17 (dezessete) anos, num ótimo comportamento e não estiver respondendo ao Processo Penal ou a Conselho de Disciplina, o direito a promoção por antiguidade a graduação de 1° Sargento, após a conclusão do Curso de Sargento a que deverá submeter-se, obedecendo à ordem de antiguidade na graduação, visando atender ao previsto no 2° Parágrafo do Art. 20, do Decreto estadual nº 28.793 de 13 de maio de 1982, combinado com o parágrafo único do Art. 4° da Lei 7.145 de 19 de agosto de 1997.

No ano de 2009 foi incluída pela Lei nº 11.356 de 06 de janeiro a graduação de Cabo e Subtenente PM na escala hierárquica. Como decorrência em 21 de abril do ano de 2009 houve a primeira promoção ao posto de Subtenente PM, após a nova lei, entretanto não houve convocação para curso e nem promoção a graduação de Cabo PM. Pelo contrário, em 30 de Novembro de 2009 foi publicado no BGO nº220 a matricula de soldados no CFSgt 2009.2 e no BGO de nº 067 de 07 de abril de 2011 nova convocação de soldados para CFSgt 2009.3. O que mostra que a promoção de Subtenente foi atendida e a de Cabo não obteve êxito, trazendo insatisfação aos Soldados que já tinham cumprido o interstício na graduação.

É importante frisar que a própria Lei 11356 que retorna a graduação de cabo e reclassifica o interstício prevê:

Art. 9º - Aos ocupantes das graduações de Soldado e Cabo, ingressos na Corporação até a data de vigência desta Lei, será facultado o direito de concorrer diretamente à promoção pelos critérios de merecimento e antiguidade para graduação de 1º Sargento, desde que respeitados os requisitos legais.

§ 1º - Para fins do disposto no caput deste artigo, os ocupantes da graduação de Soldado terão de cumprir o interstício mínimo de 03 (três) anos na referida graduação.

Antes disso, no seu Art 8º a referida lei prevê que aos policiais que estiverem na graduação de 1º Sargento e completarem 30 anos de serviço, na época da inatividade tem o direito de ter sua remuneração calculada com base nos vencimentos integrais do 1º Tenente. Esse direito é assegurado ao 1º Sgt e não ao Cabo o que pode trazer prejuízo aos policiais que estão na turma de 1986 que em sua grande maioria, em virtude das averbações existentes já possuem 30 anos de serviços prestados a nossa nação.

Em 15 de julho de 2011 o atual Comandante Geral contrariou a previsão legal de FACULTAR aos soldados o direito de concorrer a promoção para graduação de 1º Sargento pelo critério de antiguidade, convocando parte da turma de 1986 para o Curso de Formação de Cabo PM. Tal ação pode provocar um prejuízo irreparável a esses policiais visto que em sua grande maioria, já possuem tempo de serviço prestado que os possibilitem ir para a reserva remunerada com proventos de oficial subalterno se efetuarem o CFSGT e consequentemente sejam promovidos a graduação de 1º SGT PM, o que não será possível se estes forem promovidos a graduação de Cabo PM.

Assim por uma questão de justiça e corrigindo o erro do passado à turma de 1986 que já tem 25 anos e sete meses deve ser convocada para o CFSGT,por direito. Tanto ela quanto as subseqüentes até que seja preenchido todas as vagas disponíveis para a gradação de Sgt PM. Preenchidas as vagas de Sgt PM, as turmas posteriores ocupariam as 1204 vagas existentes de Cabo PM.

Assim este comando terá tranqüilidade para trabalhar com à certeza de ter feito justiça.
Fonte: Bizú de praça.

10 comentários:

  1. eu tenho 24 anos. sou praca de 1987 combatente e não fui comvocado.mas a turma de 1988e1989 foram comvocado do bombeiro, não e a mesma policia. com e isso.

    ResponderExcluir
  2. senhor comandante geral da policia militar do estado da bahia,chame a turma de 1987 por favor para o estagio de cabo

    ResponderExcluir
  3. porque o regulamento nao esta sendo comprido?pois praças menos antigos estao sendo chamados para o estagio de cb e os mais antigos estao sendo deixados p tras;tem explicaçao?ja que os pilares desta instituiçao é DICIPLINA E IERARQUIA.

    ResponderExcluir
  4. que fim deu o curso de cb do mes de junho e kd a lista dos de julho de 2012?

    ResponderExcluir
  5. sera que esse ano ainda tera curso de cb a coisa ta dificiu ninguem informa nada que descaso em

    ResponderExcluir
  6. Já completei 30 anos ealguns meses,com averbação estou ansioso para reserva, porém,prejudicado por causa desse estágio de sgt,posso perder al-gumas vantagens.

    ResponderExcluir
  7. COMENTA-SE NO MEIO DA TROPA, QUE VAI ABRIR CONCURSO PÚBLICO INTERNO PARA SARGENTO. PORQUE NÃO CHAMAR OS CABOS QUE ESTÃO APITO. NÃO CONSIGO ENTENDER

    ResponderExcluir
  8. Se isso acontecer só precisa a tropa entrar com o embargo junto ao judiciário, para vetar o concurso.

    ResponderExcluir
  9. fui convocado para o curso de cabo ,e mim dediquei muito, fiquei em primeiro lugar, porque se comentava nos bastidores da policia militar que , o primeiro colocado seria agraciado na próxima turma para sargento .

    ResponderExcluir
  10. como fica a situação dos cabos do corpo de bombeiros praças de 85 e 86 não serão promovidos à graduação de sargentos, a pm já está provendo a turma de 88, portanto 4 turma de cabo mais novos do que o do corpo de bombeiros

    ResponderExcluir