segunda-feira, 11 de abril de 2011

PMs que atuarão em UPPs começam curso hoje

Operação para instalar UPP no Calabar começou no último dia 25 nos bairros em Salvador-Ba.




A Polícia Militar da Bahia inicia hoje, com cerimônia de abertura que será realizada no auditório da Faculdade Dom Pedro II, no Comércio, o Curso Nacional de Gestor e Operador de Policiamento Comunitário, que vai preparar os agentes que atuarão nas Bases Comunitárias de Segurança no estado.

O curso será ministrado até sexta-feira e vai formar 145 oficiais e praças, nos moldes do sistema japonês Koban, cuja ideia principal é a descentralização territorial. A primeira Base Comunitária de Segurança, inspirada no modelo da Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) do Rio de Janeiro, a ser implantada na comunidade do Calabar.

A ocupação da comunidade aconteceu no dia 29 de março, sem um único disparo e foi considerada um sucesso. Os agentes treinados pela PM, neste primeiro momento, também devem atuar no Alto das Pombas, outra comunidade pacificada, e no Nordeste de Amaralina, a próxima a receber uma Base Comunitária que sofreu uma grande operação no dia 25. Na ocasião, o traficante Camisinha foi morto.

No lançamento do curso hoje, o tenente-coronel Francisco Edson de Araújo, especialista em segurança pública pela Escola Superior de Polícia do Rio de Janeiro e mestre em gestão organizacional e desenvolvimento, será o primeiro a ministrar aula para policiais.

Fonte: Jornal Correio da Bahia

Nenhum comentário:

Postar um comentário