domingo, 22 de abril de 2012

GRAER PMBA reabre Processo Seletivo


A Polícia Militar da Bahia acaba de reabrir o processo seletivo para a criação de cadastro de reserva de policiais e bombeiros militares para atuar na atividade de aviação policial no âmbito da PMBA. O concurso, que havia sido aberto em 2011, teve seu calendário reformulado, mas manteve as inscrições daqueles que já haviam feito no ano passado.
O certame está dividido em sete etapas:

1. Exame Intelectual (EI);
2. Apresentação da Documentação de Inscrição (ADI);
3. Exame Médico (EM);
4. Teste de Condicionamento Físico Geral (TCFG);
5. Teste de Habilidades Específicas (THE);
6. Avaliação Psicológica (AP); e
7. Exame de Títulos (ET).

Requisitos

Os requisitos para participar da seleção são os seguintes:
a) Ser policial ou bombeiro militar com no mínimo 3 (três) anos de efetivo serviço, observada a correlação entre a graduação ou posto e a função do Quadro Técnico pleiteada, conforme tabela abaixo:


b) Possuir carteira nacional de habilitação válida, no mínimo categoria B;
c) Possuir, no mínimo, o ensino médio completo (antigo 2º grau) para os Praças e ensino superior completo (3º grau) para os Oficiais, na data de inscrição;
d) Estar no desempenho de função policial-militar ou de natureza policial militar há, no mínimo, 02 (dois) anos, na data de inscrição;
e) Não estar em gozo das licenças previstas nos incisos II e VI do art. 145 da Lei Estadual n.º 7.990, de 27 de dezembro de 2001 (Estatuto dos Policiais Militares), no momento da inscrição;
f) Não estar com a liberdade cerceada por prisão provisória ou por sentença transitada em julgado, nem estar respondendo a processo administrativo disciplinar, nem encontrar-se afastado do exercício de suas funções em razão de submissão a outro processo ou procedimento administrativo de qualquer natureza.

Funções e atribuições

Abaixo, as funções para as quais serão designados os convocados:

Piloto Policial de Helicóptero
O Piloto Policial de Helicóptero é membro da tripulação de vôo, considerado qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de helicóptero, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e os riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(22 masculino e 03 feminino)

Piloto Policial de Avião
O Piloto Policial de Avião é membro da tripulação de vôo, qualificado para o exercício das prerrogativas de piloto comercial de avião, com licença e certificados expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(10 masculino e 2 feminino)

Tripulante Operacional
O Tripulante Operacional é membro da tripulação de vôo, qualificado para o exercício das prerrogativas de tripulante operacional, com certificado expedido pela ANAC e formação a cargo de unidade aeropolicial, além de estar ambientado com as operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(35 masculino e 5 feminino)

Mecânico de Aeronaves
O Mecânico de Aeronaves e Vôo é um profissional qualificado para o exercício das prerrogativas de mecânico de manutenção aeronáutica, com licença e certificado expedidos pela ANAC, além de estar ambientado com as
operações e riscos das missões típicas de Estado, alicerçado pela orientação doutrinária da Segurança de Vôo.
(13 masculino e 2 feminino)

Operador TASA
O Operador TASA é membro do apoio de solo qualificado para o exercício das prerrogativas de Operador de Transporte, Apoio e Suprimento Aéreo, com formação em unidade aeropolicial, que agrega os conhecimentos de condução técnica veicular, movimentação de produtos perigosos, conhecimentos aeronáuticos relacionados com a atividade aérea de segurança pública e de defesa civil, bem como sobre Segurança Operacional de Vôo.
(35 masculino e 5 feminino)

As inscrições podem ser realizadas até o dia 30 de abril, ou alteradas, caso o candidato já tenha se inscrito. Todas as informações sobre o processo seletivo se encontram no site www.pm.ba.gov.br/graer2012/, onde é possível fazer download do edital.


Autor: - Tenente da Polícia Militar da Bahia, associado ao Fórum Brasileiro de Segurança Pública e graduando em Filosofia pela UEFS-BA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário