sábado, 21 de maio de 2011

Nordeste de Amaralina se prepara para receber UPP


Nordeste de Amaralina recebe investimentos em esporte e ação social

Ao contrário da maioria dos amigos de sua idade, Anderson Machado, 17 anos, morador do Nordeste de Amaralina, substituiu o repertório das pelejas na rua para se tornar um pugilista de verdade. O adolescente, que se esquivou desde cedo das dificuldades, conquistou nos ringues, os títulos de bicampeão baiano e brasileiro, nas categorias de 52 quilos e 54 quilos, respectivamente.

Mais três mil desportistas terão a oportunidade de vivenciar a mesma energia, devido ao convênio assinado, nesta sexta-feira (20), na Associação Educacional Social Ágape (Aesa), com o apoio da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb). Serão investidos no projeto Esporte, Lazer, e Inclusão no Nordeste de Amaralina mais de R$ 386,6 mil para fornecimento de material esportivo, fardamento, exames médicos de avaliação e pessoal qualificado.

Segundo a Sudesb, o acordo firmado pelo quinto ano consecutivo tem a meta de beneficiar os moradores com ações inclusivas como a prática de ginástica, vôlei, capoeira, boxe, natação, futebol de campo, de praia, karatê e jiu-jítsu.

Os serviços serão oferecidos gratuitamente para crianças, adolescentes, adultos e pessoas da terceira idade, compreendendo os bairros Santa Cruz, Vale das Pedrinhas e Chapada do Rio Vermelho. Para o idealizador do projeto, Ronaldo de Azevedo, 41 anos, o esporte é a ferramenta para a formação de um cidadão crítico. “A intenção não é só com o problema social, decorrentes das drogas, nosso foco principal também é a geração de emprego e renda na comunidade. Temos uma preocupação de oferecer essas atividades em horário oposto para não prejudicá-las no rendimento no colégio”.

Presente na cerimônia, o secretário do Trabalho, Emprego Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, disse ser fundamental que o governo articule seus programas nas diversas áreas, seja social, segurança e saúde. “Só assim, a condição de vida dessas pessoas irá melhorar. Por ser extremamente popular e com trajetória de violência, o bairro vem se superando com a inserção frequente de projetos dessa natureza”.

Preparação para mais uma Base Comunitária de Segurança

Os primeiros passos foram dados para a instalação da Base Comunitária de Segurança no Nordeste de Amaralina. Segundo o secretário da Segurança Pública, Maurício Teles Barbosa, que participou também do evento, a iniciativa traduz o espírito do Pacto pela Vida, que é fazer com que as ações sociais estejam incluídas dentro de um programa de segurança pública. “Vamos trazer a iniciativa, mas antes de sua instalação, vemos iniciativas sendo realizadas no espaço, e acreditamos que este tipo de projeto afasta as crianças do mundo do crime”.

O secretário afirmou que pretende inaugurar a base no início do segundo semestre, entre os meses de julho e agosto, e a previsão é colocar, pelo menos, 300 policiais para reforçar o policiamento no bairro e que a comunidade aproveite a partir de agora as ações de cidadania.

Fonte: Aratu on line

Nenhum comentário:

Postar um comentário