terça-feira, 17 de maio de 2011

Concurso CFO PMBA 2011 – O Tema da Redação

Uma das grandes expectativas dos candidatos a qualquer concurso público ou exame vestibular se refere ao tema que será cobrado na redação, um diferencial importante na contagem final dos pontos, que geralmente define os candidatos que serão aprovados. Por isso, é fundamental que os concursandos analisem a tendência geral dos temas de redação, baseando-se nos temas dos anos anteriores, firmando uma noção do que pode ser tratado no próximo concurso.

Levando em consideração que a partir do ano de 2007 as provas para o CFO da PMBA não mais tinham a mesma configuração do Vestibular da UNEB, apesar de continuarem sendo confeccionadas pela empresa Consultec, analisemos os temas de redação a partir daquele ano:

2007
- Tema: “É mais fácil quebrar um átomo do que um preconceito”;

2008
- Tema: “Os direitos humanos não devem ser concessões paternalistas ofertadas por grupos dominantes ao restante da população”;

2009
- Tema: “O pior cego é aquele que não quer enxergar”;

2010
- Tema: “A necessidade de ser trabalhada, com maior intensidade, uma estratégia de gestão da ética na Polícia Militar da Bahia, com um objetivo de criar uma imagem mais vigorosa da instituição, de modo que o seu papel social ganhe vulto no panorama brasileiro e, desse modo, possa contribuir para otimizar a segurança pública de maneira ordeira e eficaz”.

Observando as temáticas de anos anteriores, percebemos que o tema do concurso do ano de 2010 sofre uma mudança drástica em relação a 2007, 2008 e 2009, que se apegaram a temáticas mais genéricas, não exigindo do candidato uma reflexão mais direta sobre a Polícia Militar da Bahia. Trata-se de uma tendência também observada nas questões objetivas. No concurso deste ano, tendo em vista a proximidade dos jogos da Copa do Mundo, a disciplina Inglês teve peso aumentado, iniciativa que visa selecionar candidatos em conformidade com as atuais expectativas da corporação.

Assim, a chave para o tema da redação está no perfil de profissional exigido circunstancialmente pela PMBA, já que o paradigma de temas gerais, que tangenciam a PMBA pouco incisivamente, foi abandonado recentemente, tendência ratificada na estruturação da prova objetiva de 2011.

Abaixo sugiro cinco temas, sendo os três primeiros seguindo esta linha de racioncínio, e os dois últimos mais genéricos, conforme a cobrança vista nos anos de 2007 a 2009:

Tema 1: O perfil adequado de profissional policial militar, considerando a necessidade de saberes intelectuais e emocionais, para a atuação comunitária e gestão da pacificação em ambientes conflagrados;

Tema 2: Os desafios da Polícia Militar da Bahia no intento de tornar-se uma instituição apta à atuação em grandes eventos internacionais;

Tema 3: Como a valorização do policial militar se converte em bons serviços prestados à sociedade?;

Tema 4: Causas e efeitos da proliferação do uso da arma de fogo na sociedade;

Tema 5: Homofobia e a prática da universalização de direitos no Brasil.

Abordagem Policial Blog

Nenhum comentário:

Postar um comentário