terça-feira, 23 de novembro de 2010

Mudança de Uniforme na PMBA


A Polícia Militar da Bahia acaba de anunciar mudanças significativas em seu uniforme operacional. De acordo com matéria publicada no Site Institucional, a PMBA abandonará o uso da boina, adotando o Gorro de Pala (popularmente conhecido como “boné”), terá um novo modelo de capacete para eventos especiais, passará a adotar o tecido Rip Stop em seu fardamento, além de distribuir coturnos com amortecedores e zíper embutido.

Policiais Militares terão novos acessórios para o Carnaval 2011

Fardamentos em tecido Hip Stop, capacetes mais leves com faixa reflexiva, cinto tático, coldre de perna multiuso ambidestro e coturnos com amortecedores e zipper embutido, farão parte dos novos acessórios e equipamentos que serão utilizados pelos policiais militares baianos a partir do carnaval de 2011. A novidade inclui pistolas modelo PT 840 (com chip identificador) e o gorro de pala, que substituirá a boina nos uniformes operacionais.

Segundo o Chefe da Unidade de Material e Patrimônio do Departamento de Apoio Logístico, Capitão Fábio Rodrigo as novas aquisições oferecerão mais conforto e segurança a tropa, além de atender requisitos técnicos facilitadores da atividade policial.

A previsão é que em janeiro de 2011 todos os materiais sejam disponibilizados aos policiais militares pelo Departamento de Apoio Logístico da PM. A incrementação dos novos acessórios integra o projeto da Comissão de Uniformes da PMBA, presidida pelo Coronel Francisco Teles, com a participação da designer de moda, soldado PM Lívia Chaves.

A mudança anunciada, que passará a vigorar a partir do Carnaval 2011, sem dúvidas, é uma evolução. O tecido Rip Stop é mais resistente que o usado atualmente pelos policiais militares na operacionalidade, serviço que exige, a um só tempo, conforto e durabilidade. Creio que o uso de coturnos amortecidos têm este mister.

Há quem não concorde com a mudança de boina para gorro de pala – o argumento é a perda de certa visão “militar” que a boina traz à ostensividade. Mas quem atua sob o sol que acomete a Bahia, principalmente em nosso litoral, sabe bem o quanto o uso do gorro irá ajudar. O mesmo raciocínio pode ser aplicado ao capacete, já que os atuais incomodam sobremaneira a tropa.

Por  fim, o uso de cintos táticos, algo que os PMs vêm fazendo já há algum tempo, por iniciativa privada, já que os coldres chamados “pastelões”, por causa do formato achatado, não são adequados para a prática do saque rápido, por exemplo. As medidas anunciadas foram um passo em direção ao bom senso e ao que anseia a tropa que vive verdadeiramente o dia-a-dia nas ruas. Esperemos a gerência logística das mudanças…

2 comentários:

  1. As mudanças são significativas e espero que todos acabem por ver a preocupaçao embutida nas ações da comissão.

    ResponderExcluir
  2. já estamos no termino do ano ,ou seja hoje são 24 /11 /2011 e uma parte do efetivo pmba não recebeu esta nova farda rip stop.

    ResponderExcluir