quinta-feira, 17 de junho de 2010

Conhecendo as Companhias Independentes de Policiamento Tático (RONDESP)


Das unidades policiais militares que compõem a Polícia Militar da Bahia, a RONDESP é daquelas que mais ganha notoriedade e confiança da sociedade baiana. Nascida como uma operação do antigo Comando de Policiamento da Capital (CPC), a RONDESP, até 15 de maio de 2002, era empregada com uma única viatura operacional, que servia ao Capitão PM Coordenador, fiscalizando e supervisionando todos os serviços operacionais dos finais de semana, feriados e no período noturno e diurno na Cidade do Salvador.

Após a transferência dos Batalhões de Polícia Militar da capital para o interior, desmembrando a área de atuação para Companhias Independentes de Polícia Militar (CIPM), as quais ficaram responsáveis por inúmeros bairros de Salvador, verificou-se dentro da PM, um aumento da necessidade de apoiar estas unidades, com vistas ao combate da criminalidade, além de aumentar o número de viaturas realizando rondas ostensivas. Desta forma, foi criada a Operação RONDESP.


Muitos dos PM que estão nas RONDESP, vieram do Batalhão de Policia de Choque, das Companhias Especiais que faziam parte do conjunto dos 5 (cinco) Batalhões PM (5º, 6º, 7º, 8º e 12º BPM) que existiam em Salvador e um na RMS. Por isso, nota-se um perfil maduro e voluntarioso para as missões do rádio-patrulhamento ostensivo desta tropa. Todos PM antes de servirem na Rondesp passavam e passam pelo crivo do serviço de informações da PMBA, a Coordenadoria de Missões Especiais. (CME).

Mesmo sem ter sido criada por lei estadual à época de sua implantação, a RONDESP era considerada e tinha o valor de uma Companhia Independente, pois possuía sede própria, carga de armamento bélico, viaturas padronizadas, diversos materiais do Estado e efetivo PM próprio.


Já em 28 de julho de 2009 a tropa da RONDESP foi elevada a uma formatação maior, recebendo 40 viaturas e 575 PM, pois havia um desejo do Comando da PMBA anterior, em transformar a Operação Rondas Especiais em um batalhão de rádio-patrulhamento que seria subordinado ao Comando de Policiamento Especializado (CPE), porém ficou subordinado inicialmente ao CPC. Para se chegar a esse número cada Unidade da Capital forneceu 08 (oito) PM’s. Por isso, chegou-se a fazer estudos junto a Rota da PMESP e o BOPE da PMERJ, para formar a nova doutrina da Unidade valor Batalhão.



Com a mudança do Comando Geral da PMBA, tendo assumido o Exmo. Sr. Cel PM Nilton Régis Mascarenhas, em 06/08/2009, a idéia da criação do Batalhão de Rondesp foi remodelada, surgindo o novo modelo de três Companhias Independentes de Policiamento Tático (CIPT), dentro de Salvador e mais uma CIPT na Região Metropolitana. Esse é o nome correto das quatro novas Unidades, ficando RONDESP como nome de fantasia. Assim temos hoje as três Rondesp/Atlântico, Rondesp/Baía de Todos os Santos, Rondesp/Central dentro de Salvador, e Rondesp/RMS atendendo os municípios da Região Metropolitana. Os seus Comandantes foram nomeados no Diário oficial do Estado em 26/09/2009. Atualmente são os TC PM Humberto Sturaro, Cmt. da Rondesp/Central; TC PM Eduardo Costa Ferreira, Cmt.da Rondesp/Baía de Todos os Santos e os Majores PM Sergio Freire, Cmt. da Rondesp/RMS e Major PM Valter Souza Menezes, Cmt. da Rondesp/Atlântico.

A RONDESP tem como objetivo fornecer à população soteropolitana e das cidades da Região Metropolitana de Salvador (RMS), apoio tático móvel na atividade de segurança pública, além de servir de tropas de reação imediata e reforço operacional da capital, nas diversas áreas de atuação das Unidades Operacionais, dentro dos seus CPRC.


Muitos perguntam o motivo da RONDESP funcionar de forma tão eficiente. A resposta está na mobilidade que o efetivo tem, no poder de fogo nas diligências, boa comunicação entre as guarnições, instrução continuada, com base no Projeto de Técnicas e Táticas PM (PTTPM), que os PM passam, tendo aulas de defesa pessoal, gerenciamento de crise, tiro policial, uso da Taser e abordagens diversas. Também a seleção continuada que é feita dentro da tropa, por parte da CME e do próprio efetivo que não suporta PM com condutas irregulares.

Parabéns aos policiais que compõe a RONDESP pelo retorno positivo que têm dado à Polícia Militar e à sociedade baiana. O investimento e a confiança depositada tem valido a pena...

PMBA Blog.

6 comentários:

  1. Ouvi comentários em minha unidade que a RONDESP iria se estender para o interior. Os PETO das compaias e os CETO dos batalhões seriam agora RONDESP.
    Como é issso?

    ResponderExcluir
  2. Rios.
    Aguarde que em breve buscaremos mais informações a respeito do assunto questionado e logo que pronto exibiremos. Obrigado pelo acompanhamento.
    Pires, SD PMBA.

    ResponderExcluir
  3. AMO MEU BEBÊ, CORONEL STURARO.

    ResponderExcluir
  4. parabens ao coronel sturaro norma

    ResponderExcluir
  5. parabens coronel vc.é um guerreiro da rondesp contunue com seu belissimo trabalho.fica com deus-norma

    ResponderExcluir
  6. eu ñ sou policial mas trabalho na area,já trabalhei com o coronel em eventos e sei que ele é um guerreiro.parabêns coronel sturaro pelo o seu trabalho um abraço fk com Deus ass: geadson william

    ResponderExcluir