sexta-feira, 5 de agosto de 2011

UPP - Policiais estão prontos para atuar no Nordeste de Amaralina

As três unidades da Base Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina – a serem implantadas até o final do mês – vão contar com 360 policiais qualificados, que receberam, na manhã desta quinta-feira (4), no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em solenidade presidida pelo governador Jaques Wagner e com a presença dos secretários de Estado, o certificado do Curso de Operador de Policiamento Comunitário.

O soldado Jimmy Carter Brás Ferreira avalia o curso como “muito importante”, ao observar que “aprendemos sobre a doutrina do policiamento comunitário, vimos exemplos desta atividade já desenvolvida em outros países com resultados positivos e vamos aplicar no Nordeste de Amaralina o que aprendemos”.

Ferreira garante que o curso, ministrado durante uma semana, “já me deixou preparado para atuar de forma comunitária, junto com a sociedade”, ressaltando que o policial comunitário trabalha em parceria com a população, atendendo às suas necessidades.

O treinamento, que teve como público-alvo sargentos e soldados, contou com oficiais da PM, capacitados com curso internacional de multiplicadores de Polícia Comunitária – Sistema Japonês Koban, como instrutores. Foram abordados os temas Policiamento Comunitário Aplicado e Direitos Humanos e a formação deste efetivo é uma das ações do Programa Pacto Pela Vida, que objetiva, dentre outras metas, reduzir os índices de violência, com ênfase na diminuição dos crimes contra a vida.

Pacto pela Vida

O secretário da Segurança Pública, Maurício Barbosa, assegura que, no Nordeste de Amaralina, serão repetidas as ações realizadas no Calabar. “É uma comunidade muito maior, com mais de 120 mil habitantes, e que serão beneficiados não só pelo aparato de segurança, mas também pelas ações sociais, o que é a proposta do Pacto pela Vida”.

Ele lembra que a capacitação do efetivo na especialidade do policiamento comunitário vai proporcionar uma atividade atenta aos direitos humanos e às necessidades da sociedade. “É o diferencial deste tipo de treinamento e do exercício deste policiamento. Temos inúmeras demandas sociais que serão atendidas na região, principalmente nas áreas de educação e saúde”.

Três unidades integradas

Segundo o governador Jaques Wagner, devido à dimensão do Nordeste de Amaralina, a Base Comunitária da região será integrada por três unidades, todas atuando sob o mesmo comando. “Para isso, dependemos da formatura destes 360 policiais, que agora já estão preparados e conscientizados da metodologia da polícia comunitária”.

Mais de 120 mil pessoas vivem no Nordeste de Amaralina, sendo que cerca de 30 mil moradores participam do Cadastro Único do Bolsa Família, 55% têm até 29 anos, 90% são negros e pardos e 65,5% estão desempregados.

Não é só o trabalho da polícia que resolve as questões da violência, na avaliação do governador. “Nós vamos fazer a nossa parte, estamos convocando a sociedade, levando cultura, educação, saúde e emprego para a população. É nossa luta, cotidiana e prolongada, a favor da paz e da tranquilidade, defendendo a vida contra os homicídios e contra o uso e o tráfico de drogas”, enfatizou.

A chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social e Combate à Pobreza, Mara Moraes, disse que as bases comunitárias são uma garantia do direito de viver. “Este direito precisa da atividade policial, para restabelecimento da ordem, mas diz respeito também à ausência de bens e serviços e de outros equipamentos que promovem e protegem socialmente esta população. É aí que entra o Pacto pela Vida, articulando as secretarias para a implantação das políticas públicas necessárias ao desenvolvimento social”.

A Base Comunitária de Segurança do Nordeste de Amaralina ficará no Centro Social Urbano, situado no Beco da Cultura. Já a unidade do bairro de Santa Cruz será implantada em um terreno da Escola Estadual Dionísio Cerqueira, na Rua do Futuro. A reforma desses locais já começou. Uma casa alugada na Rua Coréia do Sul, cuja restauração vai começar em breve, será a sede da unidade da Chapada do Rio Vermelho. Para as obras de adequação dos espaços, que abrigarão as novas bases, o governo investirá quase R$ 790 mil. Além disso, as unidades irão dispor de 13 viaturas e 25 câmaras de monitoramento para cobrir a área das três localidades.

Obs: UPP Nordeste - Nordeste de Amaralina, Salvador-Bahia.
Fonte: ssp.ba.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário